domingo, 4 de abril de 2010

Evangelho de Jesus Cristo segundo João (20,1-9)


Evangelho de Jesus Cristo segundo João (20,1-9)

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”. Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou. De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.

Comentário

Missa do domingo da Páscoa

Mulher, por que choras?

Pe. Claudiano A. dos Santos, ssp

Ainda estava escuro quando Maria Madalena notou que a pedra que cobria o túmulo tinha sido tirada. Sem entender direito o que havia acontecido, ela pediu a ajuda de Pedro e do discípulo amado. Estes perceberam que no sepulcro estavam os lençóis e o pano que cobria o rosto de Jesus. Os discípulos voltaram para casa. Maria Madalena, não. Ficou ali, chorando.

Contemplar a cena de Maria Madalena chorando perto do sepulcro leva-nos a meditar sobre a importância das lágrimas na descoberta da ressurreição, da glorificação. Se pudéssemos dizer que lágrimas eram aquelas, diríamos ser o choro de uma seguidora de Jesus que sente a falta do Mestre e lamenta a ausência daquele ser humano tão divino. Lamenta a ausência de ensinamentos que tocam o coração humano de maneira singular: o amor, o perdão, a misericórdia, a paciência e a justiça.

A exemplo de Madalena, também nós devemos chorar o esquecimento da mensagem do evangelho. Onde está a justiça? O amor que Jesus ensinou, para onde foi? Será que perdeu o significado? Mas nossas lágrimas não devem ser de desespero. Devem ser de compaixão, de união a Jesus e a tantos que, embora sofram, não deixam de acreditar e agir para que o mundo seja melhor.

Nossas lágrimas não são de desespero porque cremos que Jesus ressuscitou! Sua mensagem não se deteriorou e nem ficou perdida a força da vida – apesar de tantos séculos de incorrespondência, medo, timidez, esquecimento e deturpação. Jesus está vivo! O amor está vivo! Não tenhamos medo de anunciar com nossa prática cotidiana essa verdade! Cumpramos bem nossos deveres e em nós verão a imagem do Ressuscitado!

Feliz Páscoa!





Vídeo: Brasil Migrante
Fonte: Portal Paulus

Amigos,

A Semana Santa chegou ao fim, nela aprendemos O que é a Páscoa, alguns Significados da Páscoa, partilhamos A Santa Ceia com Jesus Cristo e relembramos que A Última Ceia representou sua despedida entre nós. Hoje Contemplando Jesus crucificado, temos a certeza de que Foi por nós!

Jesus Cristo segundo Lucas, o terceiro, dos quatro evangelhos canônicos do Novo Testamento, narrou a história da vida, morte e ressurreição. Ressurreição que também é narrada no Evangelho do domingo da Páscoa, onde João afirma que os discípulos compreenderam a escritura, segundo a qual Jesus Cristo devia ressuscitar dos mortos. E hoje temos a certeza que Jesus Cristo está novamente entre nós. Agradecemos ao Pai Nosso por ter mandado seu Filho, que morreu para o perdão de nossos pecados.

Feliz Páscoa!

Nenhum comentário: